III Feira de Livros e Quadrinhos de Natal

10 motivos para ir à 6ª FLiQ Postado por Oficina da Notícias | 08 de Novembro de 2016

A 6ª FLiQ, evento já tradicional na cidade, está com tudo pronto para começar na próxima quinta-feira (dia 10/11). Entre as diversas atividades como palestras, mesas-redondas, exposições e oficinas, fizemos uma lista com 10 atrações imperdíveis para você acompanhar durante a 6ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ  Natal), que acontece de 10 a 13 de novembro na Cidade da Criança, com entrada gratuita.     

1. Encontro do Rap com o Cordel de Fabio Brazza e Antônio Francisco

O Rap tem muito de Cordel e vice-versa. Pra provar isto, o rapper e poeta paulista Fabio Brazza se encontra no palco com o poeta mossoroense Antônio Francisco e juntos abrem a 6ª FLiQ. Brazza manda muito bem nos improvisos e na sua música engajada, denominada de “Nova Música Popular Brasileira”. O poeta Antonio Francisco emociona a todos com a sua poesia sincera, produzida a partir de suas vivências, alegrias e desencantos. Um momento como este é imperdível!

Quando: Noite de abertura da FLiQ - Dia 10/11 - 20h - Anfiteatro 

 

2. Affonso Solano, sucesso do Youtube, participa de mesa-redonda

Affonso Solano é o autor da série de livros de fantasia "Espadachim de Carvão", e também é um sucesso da turma nerd com suas participações em canais do Youtube entre eles o "Matando Robôs Gigantes". Solano é o curador da área de literatura de fantasia da Editora Leya, roda o Brasil falando sobre o assunto, arrebanha crianças e adolescentes fãs dos seus livros, e estará em um bate-papo sobre este gênero na noite do sábado.

Quando: Sábado (12/11) - 19h30 - Espaço do Autor

 

3. A centena de traços de Rodrigo Coelho       

O ilustrador e quadrinista Rogério Coelho ilustrou mais de 100 livros de literatura infanto-juvenil. Além de ilustrar textos de autores renomados, também é autor dos livros "O gato e a árvore", "O barco dos sonhos" e da Graphic Novel Louco-Fuga. Já recebeu vários prêmios e menções pelo seu trabalho, inclusive o Prêmio Jabuti em 2012 (categoria didático e paradidático). E agora, acabou de ser indicado para mais um Prêmio Jabuti, na categoria HQ. Ele vai participar de uma mesa-redonda sobre o seu trabalho junto com as quadrinistas AnaLu Medeiros e Milena Azevedo.     

Quando:  Sábado (dia 12/11) - 18h às 19h

Mesa redonda: Loucuras do Louco, com Rogério Coelho, AnaLu Medeiros e Milena Azevedo 

 

4. Estórias e poesias para a criançada

A FLiQ é um espaço para toda a família. E não poderia faltar a atividade para os pequenos curtirem e ouvirem muitas estórias. E que tal ouvi-las dos próprios autores? Os escritores Salizete Fernandes, José de Castro e Adriano de Souza vão participar de leituras para crianças dos livros de sua autoria. E o contador de estórias Buihú também vai animar a turminha com suas “malas que contam e cantam estórias”.

Quando: Sábado (dia 12/11)

16h - Leitura para Crianças, com José de Castro, Salizete Freire e Adriano Gomes 

17h - Buihú e as Malas que Contam e Cantam Estórias, com Buihú, Diego Ventura e Demmy Gonzaga

 

 

5. Conhecer o exótico universo Arbus ou dos Índios nas HQ's

A 6ª FLiQ terá duas exposições permanentes durante a Feira. O artista urbano Augusto Furtado (Arbus) apresenta seu universo de personagens exóticos vindos das ruas. Além da exposição, ele também fará uma oficina de criação de personagens (veja mais abaixo). Outra exposição é a do quadrinista Beto Potyguara, com "A representação indígena nos quadrinhos brasileiros".

Quando:

De 10 a 13/11 - De 9 às 21h

Exposição “Universo Arbus”, com Augusto Furtado (Arbus)

Exposição “A Representação indígena nos quadrinhos brasileiros”, de Beto Potyguara 

 

 

6. Você quer se tornar escritor ou editor? Essa é para você!

Apesar da crise, o mercado editorial potiguar se encontra bastante aquecido. Iniciativas como o Cheque-Livro e eventos como a própria FLiQ entre outros, criam um circuito literário interessante no Estado. Você está interessado no setor e saber quais são os desafios dele? Que tal ouvir dos próprios editores, suas dores, angústias e alegrias? Os editores Carlos Fialho, Cleudivan Jânio, Milena Azevedo, Themis Lira e Abimael Silva estarão lá para isto. 

Quando: Sábado - 16h15 às 17h30

Bate-papo: O mercado editorial no RN: as dificuldades e as soluções

 

 

7. Aprender a programar brincando

A FLiQ também tem um espaço voltado para os jogos de computadores. E a criançada e adolescentes podem conhecer a poesia da programação de forma lúdica, com muita criatividade e diversão. A Academia GamEdu está a frente dessa atividade com palestras e oficinas. Também vão apresentar a parcial dos games desenvolvidos no Desafio GamEdu, competição de criação de novos jogos. 

Quando: Quinta-Feira - Dia 10/11

16h - Palestra: Uso dos Jogos educacionais na educação para professores, com Artur Guimarães. No Espaço FLiQ Games

Sexta-feira - Dia 11/11

15h - Palestra: Aprenda a criar desenhos para jogos digitais, com Rodrigo Dantas

16h - Palestra: como desenvolver animações digitais (Scratch), com Wendell Oliveira, no Espaço FLiQ Games

Sábado - Dia 12/11

16h- Desafio Gamedu de desenvolvimento de Jogos Digitais, Mostra de Jogos do Desafio - no Espaço Fliq Games

 

 

8. Diversos lançamentos de novos livros

Como não poderia deixar de ser, haverá diversos lançamentos de novos livros durante a 6ª FLiQ. Entre eles, Antônio Francisco e José de Castro lançam “Meu Amigo Paladar – Um Guia da Alimentação Saudável” (10/11, às14h30); Adriano Gomes lança "A Casa e a Velha" (10/11, às 16h); Márcio Benjamin lança o seu "Maldito Sertão em Quadrinhos" (dia 10/11, às 19h); A Jovens Escribas lança "100 Discos do Rock Potiguar" (dia 12/11, 17h); O Sebo Vermelho lança "O Rio Grande do Norte - Ensaio Chorográfico - 1918, de Manoel Dantas" (12/11, às 18h). Veja a programação em www.fliqnatal.com.br para conferir outros lançamentos. 

 

 

9. Oficinas para aprender ou se aperfeiçoar

A 6ª FLiQ é também aquela oportunidade de você aprender com os "Caras" e "Minas" da HQ, da ilustração e do roteiro e também de outras atividades. A ilustradora Raíssa Bulhões vai fazer a oficina de Arte Cartoon (dia 10/11, às 14h); Dany Melo manda ver com a oficina de artesanato com material reciclado (dia 11/11, às 9h30); Eugênio Rangel com oficina de Origami (11/11, às 14h); O artista de rua Augusto Furtado fará uma oficina de Personagem (dia 12/11, às 15). E para os mais “bagunceiros”, haverá a oficina de Organização Digital, com a personal organizer Carolina Lopes (11/11, 18h30). Confira outras oficinas em  www.fliqnatal.com.br.  

 

 

10. Muita música para se divertir

A diversão fica completa com as apresentações musicais da 6ª FLiQ. Além do show de Fabio Brazza, o rapper Daniel GetUp também vai mostrar todo o seu ritmo e poesia no palco do Anfiteatro. Na sexta-feira, haverá a apresentação do Coral do Sistema Fecomércio SESC Senac. No sábado, o produtor musical Zé Dias também vai animar a Feira com os seus convidados especiais. Imperdível!

Quando:

Quinta-feira - Dia 10/11 - 19h30

Rapper Daniel GetUp

Sexta-feira - Dia 11/11 - 18h

Apresentação Cultural do Coral do Sistema Fecomércio Sesc Senac

Sábado - Dia 12/11 - 18h A Música Brasileira e o RN, com Zé Dias & convidados

 

deixar comentário

0 Comentários

Nenhum comentário cadastrado até o momento

Comentário


enviar